quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ecoxaxim: O que era uma certeza, agora, é uma dúvida.

O que aconteceu com o Projeto Ecoxaxim?

Prezados Companheiros e Prezadas Companheiras.

A Prefeitura Municipal de Rincão (SP), inaugurou no dia 17 de julho de 2010, a fábrica de vasos para floricultura com bagaço de cana - o conhecido Ecoxaxim.

O Projeto Ecoxaxim foi construido no espaço do antigo Matadouro Municipal. 

Segundo noticia do Portal oficial da Prefeitura Municipal de Rincão (SP), havia um grande interesse na aquisição dos vasos artesanais, por parte de grandes atacadistas e empresas de grande porte.

Também, noticia postada no web site oficial da Prefeitura Rinconense, houve a aplicação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em recursos públicos para a implantação do Ecoxaxim na cidade.

No mesmo portal, a Prefeitura Municipal informa que a idéia inicial do projeto era de preparar 20 jovens para terem sua própria remuneração e, também, havia a expectativa de se produzir, naquele local, cerca de 20 mil peças de vasos por mês.

Se você não viu estas notícias no endereço eletrônico da Prefeitura. Clique aqui e veja: Rincão inaugura fabrica de vasos feitos a partir de bagaço de cana

Alem disso, a Prefeitura Municipal de Rincão construiu uma casa residencial no local onde está instalada a fábrica do Ecoxaxim que, atualmente, reside o coordenador do projeto.

O projeto, além do valor ecológico, também têm no seu esboço o cunho social. Pois pretendia inserir jovens no mercado de trabalho e renda. Sem sombra de dúvida, trata-se de um projeto pioneiro e inovador na cidade.

Mas, o que tinha tudo para dar certo, agora, gera uma série de dúvidas.

Segundo, informações obtidas e trazidas por municipes ao Vereador Edinho Bolito (PT), depois de um ano da inauguração da fábrica de vasos para floricultura com bagaço de cana, a produção, por um longo tempo, encontra-se parada.

Não sabemos o que levou à paralisação da produção. 

Edinho Bolito protocolou o Requerimento nº. 087/11 na Câmara Municipal de Rincão em 16 de novembro. O intuito do documento é de ter informações precisas do Poder Executivo Municipal sobre a paralização do Projeto Ecoxaxim.

No requerimento 087/11 o Vereador Edinho Bolito (PT) faz os seguintes questionamentos a Prefeita Municipal:

1) Porque a produção de vasos de bagaço de cana está parada?

2) A produção de vasos será retomada? Se positivo, qual a previsão?

3) Qual foi o valor total aplicado para a construção e implantação da fábrica de vasos do Projeto Ecoxaxim? Destes recursos, qual foi o valor aplicado, oriundo, de recursos municipais?

4) Qual foi o valor total aplicado para a construção da casa residencial localizada na mesma área da fábrica de vasos de bagaço de cana?

5) O coordenador do Projeto Ecoxaxim paga aluguel (para a Prefeitura) da casa onde reside?

A Prefeitura Municipal têm 30 dias de prazo para responder estes questionamentos, de acordo com o previsto na Lei Orgânica Municipal.

Não estamos e, muito menos queremos condenar ou julgar ninguém. Mas, é dever e obrigação do Vereador fiscalizar onde e, como estão sendo aplicados os recursos públicos.

Nada mais do que isso.

Aliás, além das explicações da senhora Prefeita Municipal, seria muito bom, também, ouvir o outro lado da questão. Neste caso, o coordenador do Ecoxaxim poderia acrescentar mais detalhes sobre o andamento do projeto e, qual a razão da parada.

Nada mais justo.

Porque o coordenador do Ecoxaxim vive o dia-a-dia da fábrica de vasos.

Não sabemos quais foram as dificuldades enfrentadas.

Também não sabemos, se não não houve o apoio necessário para que o projeto desse continuidade.

Vamos aguardar!

Abaixo, o Requerimento nº. 087/11.



4 comentários:

leila saraiva disse...

parabens vereador ,isso é ser correto e vigilante ,vereador assim é que o Brasil precisa nas nossas cidades.

Ana Lucia disse...

Vereador, precisamos mesmo saber porque o proeto está parado. Eu creio que falta interesse e apoio d perfeitur. Porque esses vasos são muito bonitos e deveriam estar expostos com plantas na nossa pra;ca, para que o visitante logo pudesse notar os ecoxaxins e se interessar em adquirir unidades. Nao era na prefeitura que se falava que Rincão era (ou iria ser?) a Cidade do Ecoxaxin? Por trás do Ecoxaxin tem todo um projeto social e seria uma pena para a cidade se o projeto nao vingar.

Anônimo disse...

Vereador o Senhor está coberto de razão, a "Cidade do Ecoxaxim" foi apenas um pretesto para lançar o autor do projeto para um cargo público????? o povo quer saber...

branca disse...

é isto ai EDINHO confiamos em vc
juntos chegaremos la torcendo por vc bjossssssss