sexta-feira, 4 de março de 2011

CASAS DA VILA PAULISTA - EDINHO BOLITO SOLICITA PRIORIDADE A SPU.


Prezados Companheiros e Prezadas Companheiras.

A nossa história ferroviária, têm-se início por volta do ano 1892, com a Companhia Paulista. Quando a nossa estação foi aberta e, começa aí a construção do grande patrimônio ferroviário instalado em Rincão.

Foram anos e anos de muito trabalho, histórias e desenvolvimento para o nosso Município, até, finalmente, à chegada da FEPASA.

Indas e vindas de locomotivas, que partiam da Estação da Luz em São Paulo com destino a Barretos e, que aqui em Rincão, eram feitas as trocas de locomotivas. Saia a velha locomotiva V8, dando lugar as locomotivas a diesel.
Locomotiva V8 - Chegando em Rincão.

Mas, infelizmente, tudo isso acabou. A FEPASA não existe mais e, todo esse imenso patrimônio, casas, estação ferroviária entre outros, passou a pertencer a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), que também, não existe mais, foi extinta.

Atualmente, quem administra todo este patrimônio é a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), orgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. As residências, cerca de 50, estão ocupadas por famílias e, a estação ferroviária, totalmente recuperada na Administração do ex-prefeito Dudu Bolito, encontra-se instalada boa parte do setor administrativo da Prefeitura Municipal.

O Governo Federal tomou certas medidas para simplificar e, regularizar a situação para o Município e, também para as famílias ocupantes das casas da FEPASA, na sua grande maioria, localizadas no Bairro Vila Paulista.

Clique no link abaixo e, conheça as medidas tomadas pelo Governo Federal para regularizar o patrimônio da FEPASA.

Não há dúvida, que a SPU terá um enorme trabalho pela frente. Segundo, apurado pelo Vereador Edinho Bolito (PT), são cerca de 50 mil imóveis. E este orgão agirá por regiões no nosso estado.

O Vereador Edinho do PT, tomou a iniciativa de requerer o envio de oficio à SPU, para que este orgão dê prioridade ao nosso Município para regularização do patrimônio da FEPASA. Este pedido tramitou na Casa Legislativa Rinconense na última sessão ordinária, ocorrida em 28 de fevereiro.

Quer saber mais sobre as estações ferroviárias do Brasil?


Nenhum comentário: